Como já falamos por aqui, a alopecia androgenética acomete principalmente homens na fase adulta. É o tipo mais comum de calvície. Normalmente é originada pelo fator genético. Mas também outros problemas podem desencadear essa forma de alopecia.
A alopecia androgenética pode ser dividida em reversível, onde ainda há a possibilidade de nascimentos de novos fios através de uma tratamento específico, e irreversível, onde a infecção dos folículos capilares impedem o crescimento de novos fios.
Os tratamentos que são voltados para combater esse tipo de calvície atuam para impedir o a reprodução do hormônio Di-hidrotestosterona (DHT) nos folículos pilosos. Apesar de ser um hormônio causado pela testosterona, e por isso é comum em homens, esse hormônio também é produzido pela mulheres, mesmo que em baixa produção.
A alopecia androgenética é uma afecção de evolução crônica e gradativa, se não houver cuidado constante, a evolução pode ser muito rápida. Vários medicamentos poderão ser utilizados desde tratamentos sistêmicos (comprimidos) com tópicos (loções, xampu, entre outros). A combinação de outros tratamentos também é valida, mas deve ser conduzida por um especialista. Outros tratamentos como o laser de baixa potência, transplante capilar e inserção de pigmentos intradérmica também são opções de cuidado.
Alopecia androgenética reversível
O quadro reversível da alopecia seria quando o problema capilar é identificado antes mesmo de causar danos ao couro cabeludo. O tratamento pode ser feito através de estimulação dos folículos capilares ou até mesmo com medicamentos. O importante é identificar o motivo da queda de cabelo o quanto antes, para que assim, possa se ter um tratamento mais eficaz.
Alopecia androgenética irreversível
A alopecia androgenética quando identificada com o grau irreversível os fios sofrem com a inflamação e acabam caindo e não crescendo novamente. Ela pode ser desenvolvida antes mesmo da fase adulta, já que é algo carregado no gene. Uma das opções é a camuflagem do problema através da inserção de pigmentos intradérmica. Ou recorrer à transplantes capilares ou próteses.
A alopecia androgenética pode chegar a níveis irreversíveis, onde não há mais recuperação dos fios. Fazendo com que todos os fios do couro cabeludo caiam. O método MDM traz uma solução para esse problema que pode causar muito desconforto, a inserção de pigmentos intradérmica. Cria-se um efeito visual de cabelo raspado possibilitando um visual totalmente novo, aumentando assim sua autoestima. Através desse método é possível chegar em resultados excelentes para a alopecia androgenética que já é irreversível.